Uma iniciativa que une as entidades do setor de agroquímicos à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos (UR) recebe inscrições para seu primeiro curso voltado a profissionais e empresas do setor agrícola. Coordenada pelo pesquisador científico Hamilton Ramos, do Centro de Engenharia e Automação do IAC (CEA/IAC), a UR visa a capacitar mão de obra especializada no manejo de agrotóxicos.
De acordo com o pesquisador Hamilton Ramos, a Unidade de Referência receberá investimento privado inicial de aproximadamente R$ 1,5 milhão até o final deste ano, por meio de parcerias e patrocínios. Segundo Ramos, trata-se de um projeto único no País, concebido para elevar os padrões de qualidade do tratamento de lavouras e também a segurança dos trabalhadores que lidam com agrotóxicos.
“O mau uso de agrotóxicos gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões aos agricultores e às empresas do agronegócio brasileiro, e representa um entrave para o estabelecimento de uma agricultura mais sustentável”, resume Ramos. “Essa perda advém diretamente da baixa qualificação da mão de obra que atua na aplicação desses produtos”, explica o pesquisador.
Comentários